sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Noite fria

Em casa a temperatura cai uns dois graus e no meu fogão logo roda uma sopinha.

Vamos lá? O problema aqui são as medidas, como somos somente em dois lá em casa, o Rei e a Rainha, vou colocar a quantidade que utilizei, às Princesas, basta adaptar para o quanto se quer comer e para quantas serão as boquinhas.

Caldo de mandioquinha com carne



Ingredientes:


300 gramas de carne picadinha
Azeite
Sal
1/2 cebola roxa (pequena)
1 tomate
3 mandioquinhas
Salsicha
1 cenoura


Modo de preparo:

Coloquei água para ferver na chaleira, na panela de pressão coloquei um a carne bem picadinha para fritar no azeite (sei que não pode, mas não resisti e o azeite foi para panela).

Quando a carne já estava selada (frita e da mesma cor de todos os lados), adicionei a cebola cortada grossamente e um tomate.

Coloquei temperinhos (sal, pimenta calabresa e um cadinho de cominho ralado). Descasquei e piquei grossamente as mandioquinhas e a cenoura e coloquei na panela, adicionei a água (+/- até metade da panela) que estava fervendo e fechei a panela de pressão.

Após uns 25 minutos de pressão, desliguei o fogo e deixei a pressão soltar sozinha. Bati no liquidificador, com muito cuidado tudo que estava na panela, menos a carne, que reservei, se necessário, para que não fique muito grossa, coloque mais água (aquela que sobrou na chaleira).

Voltei o batidinho para panela com a carne, acertei o sal, por fim salpiquei salsinha e servi com queijo ralado, pimentinha e pão torradinho (torrei pão integral com orégano, alecrim, sal e azeite).

É isso... Bico né?

Quem tiver um batedor elétrico (Mix), não precisa bater no liquidificador, pode bater com ele na panela mesmo, como eu não tenho, coloco no liquidificador e uso a função pulsar, bem devagar, pois a sopa quente quando agitada pode estourar a tampa do liquidificador e ai é sopa pra todo lado.

 Sopinha delicia, aquece o buxinho e o coração.

Nenhum comentário: