sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Final de semana chegando: Pé na jaca ou temperança?

Acho que já deu pra sacar que sou chegada num alecrim não é? Além de deixar a comida saborosa o aroma que este tempero exala quando é adicionado ao cozimento é demais pra mim. Vamos lá.... este risoto é sucesso garantido lá no meu Palácio.

Risoto de abobrinha, acompanhado de filé de frango e salada


Ingredientes:

1/2 cebola média picadinha
1 xícara (chá) de arroz para risoto, eu uso arbório
3 xícaras (chá) de caldo de legumes fervente (aproximadamente)
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco, à gosto
2 colheres (sopa) de manteiga
1 abobrinha raladinha
Queijo parmesão ralado, á gosto do cozinheiro
  
Modo de preparar:

Rale a abobrinha e reserve.

Em uma panela média, aqueça a menteiga e junte a cebola, deixando-o a fritar, quando estiver começando a dourar, acrescente o arroz, misture bem, e deixe no fogo 2 minutos. Acrescente o vinho, mexa e deixe secar um pouco, se desejar coloque conhaque ou outra bebida forte, deixe evaporar o álcool.

Agora é que começa, concha a concha e na medida em que o líquido for totalmente absorvido pelo arroz, adicione o caldo à panela, mexendo constantemente, acrescente a abobrinha. Deixe o risoto no fogo até que o arroz esteja cozido, mas al dente. Desligue o fogo, acrescente o parmesão e um colher de manteiga ou um fio de azeite, misture bem. Sirva imediatamente.

Ué? E onde está o alecrim nesta história toda? No frango né.

Para acompanhar este risoto delicia, que aliás com esta receitinha básica é possível variar de acordo com a imaginação e com o que tiver na geladeira, temperei filés de frango com sal, alecrim, laranja e pimenta, grelhei com um pouquinho de azeite e ai é só correr pro abraço, com essa saladinha de rúcula com tomate e queijo branco.. uiuiuiu. Vejam só:


*Temperança: moderação

Um comentário:

cintia disse...

Si, sou apaixonada por risoto, amo rucula, alecrim é mesmo uma diliciaaaaaaaaaa, eita que o rei passa bem neste palácio heim...rs,beijos