Todos os anos, pela fama de boa cozinheira, fico responsável pelas sobremesas na minha família, este ano vou passar a noite de Natal na família do maridão, o Rei, e aí sobremesa levarei.. hohohohoh, estou pensando no prato, logo mais eu conto.
Por enquanto, posto aqui a foto da mesa de sobremesas do ano passado, abaixo as receitas.
Pudim de Leite Condensado
O bom e velho pudim, adorado pelos meus sobrinhos.
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 latas de leite
3 ovos
Bater tudo no liquidificador, gosto sempre de colocar algumas gotinhas de baunilha, ninguém merece comer pudim com cheiro de ovo né?
Para a calda
Costumo colocar cerca de 8 a 10 colheres (sopa) bem cheias de açúcar na fôrma (aquelas redondas de pudim) onde o pudim será assado, a quantidade de açúcar vai depender do tamanho da fôrma.
Levar a fôrma ao fogo brando até que o açúcar derreta e fique corado, desligue o fogo e vá desmanchando os torrões de açúcar e espalhando a calda pela fôrma toda, deixe descansar cerca de 5 minutos, coloque a mistura do pudim e leve ao forno médio em banho maria por cerca de 40 minutos, vá espetando um palito de dente para verificar a consistência.
*Pulo do gato: cobrir a fôrma com papel alumínio durante o cozimento.
Sobremesa de Copinho
A vedete das festas, as sobremesas de copinho estão na moda, fiz de mousse de limão de doce de leite, com e sem nozes.
Mousse de limão:
Bater no liquidificador: uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite sem soro e 1/2 lata de suco de limão, o segredo é bater bastante, assim o mousse fica aerado..Depois é só despejar nos copinhos e levara para geladeira.
Doce de leite, com e sem nozes
Cozinhei latas de leite condensado por cerca de 1 hora na panela de pressão, claro que se quiser poderá colocar doce de leite comprado, sinceramente este feito de leite condensado, na minha humilde opinião, é imbatível.
Depois de cozidinho o leite condensado e com a lata mega fria, misturei o doce de leite com creme de leite, na proporção - uma lata de creme de leite para cada lata de leite condensado e coloquei nos copinhos.
Em parte do creme adicionei nozes picadas e enfeitei o doce por cima com nozes, ficou lindo, com carinha de Natal.
Torta Holandesa
O melhor deixei para o final, a família diz que sou imbatível nesta sobremesa, modéstia a parte, eu arraso quando faço torta holandesa, a fama já se espalhou e vou revelar aqui minha receita, ela sofreu algumas alterações com o passar do tempo, o sucesso é garantido.
Esqueça a história que é difícil fazer este doce porque não é não.
Ingredientes:
Massa:
1 pacote de biscoito calipso de chocolate
1 pacote de biscoito de leite ou maisena
200g de manteiga sem sal
1 xícara (chá) de açúcar
3 gemas passadas por peneira
Gotas de essência de baunilha
2 latas de creme de leite s/ soro, gelado
Para umedecer as bolachas
Soro das 2 latas de creme de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher de licor de sua preferência
Calda
200gr. de chocolate meio amargo / ao leite
1 caixinha de creme de leite
Modo de preparo
Na batedeira coloque para bater a manteiga, com o açúcar e as gemas, esta mistura deverá bater até que fique homogênea e esbranquiçada, quanto mais você bater mais branquinha ela ficará e mais gostosa.
Enquanto isso, forre o fundo de uma fôrma de aro removível com as bolachas de maisena, umedecidas no liquido acima.
Quando a massa da batedeira estiver no ponto, despeje a metade por cima das bolachas na fôrma, coloque mais uma camada de bolachas espaçadas e umedecidas e então o restante do creme. Leve a geladeira, cobreto com papel alumínio.
*Pulo do gato: eu gosto de fazer este processo acima de um dia para o outro, fica bem melhor, se não for possível coloque no freezer por cerca de 3 a 4 horas.
Preparando a calda, quando a torta estiver durinha
Derreta o chocolate em banho maria, eu gosto de colocar meio a meio, 100gr de chocolate ao leite e 100gr de chocolate meio amargo, ai depende do paladar, tem gente que gosta de colocar somente o chocolate meio amargo. Com o chocolate derretido, adicione a caixinha de creme de leite e mexa bem, para que a cobertura fique brilhante mexa bastante, eu não sei qual o segredo, mas mexer muito o chocolate o deixa com aquele brilho bonito de doceria. Sacumé? Assim que é.
Despeje a calda, fria, por cima da torta e leve de volta a geladeira.
Na hora de servir, remova o aro, coloque as bolachas calipso com o chocolate virado para fora e aí minha amiga, é só aguardar os elogios.
Receitas batidas? Pode ser, mas são as favoritas da minha família e agradar a família alegra meu coração de Rainha.
Boas festas!!!!
5 comentários:
Amei depois te conto!!! Cris
Oi amiga, que delícia heim, já fiz torta holandesa, aqui também adoram, bom esse povo come até pedra, beijos e saudade e aí nosso amigo secreto? até
Hum... Torta Holandesa é muito bom né? rs. Vou ver se faço
Beijos
É isso aí meninas, todo mundo pra batedeira... e se joga, que é sucesso garantido.
Obrigada pela visita de vocês.
Muitos beijos e até 2012
Oi, Silene, quantas delícias, hein?
Pra mim, o melhor do Natal sao as sobremesas!
Vim agradecer a visitinha e desejar um Natal muito feliz, cheio de alegrias, saúde e paz! E que Papai Noel te traga logo aqueles gritinhos de manhÊEE, que são músicas para nossos ouvidos!rs!
Beijos!
Postar um comentário